Vale muito a pena conferir para não fazer feio na entrevista. Um ponto forte mencionado pelo Consul foi: Diga sempre a verdade.
1 – Diga sempre a verdade! Isso serve tanto para as informações em seu formulário como para sua entrevista. Também é muito importante preencher os campos no formulário referentes aos possíveis parentes de primeiro grau que vivem nos Estados Unidos ou a recusas de vistos anteriores.
2 – (Não) me mostre os documentos! Você veio ao Consulado para uma entrevista. Queremos ter uma conversa com você e não ver seus documentos – eles estão em segundo plano e deverão ser entregues ao cônsul somente se forem pedidos.
3 – Quem é você? Naturalmente, existem algumas coisas que precisamos saber de todos os solicitantes, como, por exemplo, o motivo da viagem, para onde você irá e sua profissão. Quando um cônsul lhe pergunta o que você faz, ele quer ouvir mais do que “sou um empresário”, “autômono” ou alguma resposta curta. Nós não podemos lhe dar um visto a não ser que você nos diga exatamente o que você faz. Por exemplo, nos diga o seu cargo, que funções desempenha ou o que você faz diariamente. Tenha mais argumentos.
4 – Fale por você mesmo! Não traga seus pais ou parentes com você para a entrevista. Os cônsules querem entrevistar você, não a sua família. O solicitante passa uma impressão negativa se não estiver preparado para falar por si próprio.
Espero que essas dicas ajudem….